15 de fevereiro de 2012

A Praça Chile

O problema das nomenclaturas das ruas de Manaus é bem antigo, vem de muito antes de o Poder Legislativo transformar-se em Câmara Municipal de Manaus. Vem dos tempos da Intendência. O maior número de mudanças de nomes de Ruas, Praças e Avenidas ocorreram na década de 20, fato que se repetiu, em grande número em 1996, com a Lei nº 343, que felizmente não vingou.

O objetivo é o de informar aos que aqui nasceram e aqui residem, a razão do nome de sua rua, praça ou avenida oferecendo dados biográficos dos homenageados, sempre que possível.

A Praça "Chile" – fica em frente ao portão principal do Cemitério de São João Batista, no bairro de Adrianópolis, ex-Vila Municipal entre a Avenida Senador Álvaro Maia (antigo Boulevard Amazonas) e a Rua São Luís.

A Praça ganhou essa denominação porque em 1908 esteve em Manaus, em visita oficial, um Ministro do Chile. No dia 19 de maio desse ano, a Intendência Municipal recebeu um convite do Cônsul do Chile para tomar parte dos festejos que iriam ser oferecidos ao Ministro Dr. Francisco Herbroso. A Intendência nomeou uma Comissão composta dos Intendentes Carlos Studart, Juvêncio França e Francelino Araújo, para representar o Poder na solenidade.

Dois dias após, o Ministro chileno compareceu à Intendência, onde foi recebido com honras e saudado pelo Intendente Francelino Araújo em nome do Conselho que, na oportunidade apresentou projeto de lei "denominando de Praça do Chile ao logradouro onde se acha o Reservatório do Mocó, na Vila Municipal".

A proposição foi subscrita pelos Intendentes Carlos Studart, Bernardo de Araújo, José Maria Corrêa Filho, José de Castro Figueiredo e Agostinho César de Oliveira.

O Ministro Francisco Herbroso agradeceu a homenagem dizendo: "confesso-me extremamente grato pelas provas de afeto e simpatia que acabo de receber dos senhores membros do Conselho Municipal e me regozijo com a apresentação do projeto que acaba de ser feito pelos senhores Intendentes, dando o nome de minha pátria a uma praça desta capital, o que bem traduz a amizade existente entre os filhos do Chile e do Brasil"

Na ocasião da discussão do projeto, o Intendente José Maria Corrêa Filho apresentou uma emenda mudando “Praça do Chile para “Praça Chile”, aceita por unanimidade e, logo após o Projeto foi promulgado transformando-se na lei nº. 547, de 22 de maio de 1909”.

MUDANÇAS

Em 1951, por iniciativa do Vereador Walter Rayol, a Praça Chile mudou para Praça Governador Bacelar, em homenagem ao Dr. Pedro Alcântara Bacelar, nascido em Feira de Santana, na Bahia e falecido em Manaus a 21 de abril de 1927 e que aqui em Manaus foi Superintendente Municipal e governador do Estado, sucedendo ao Dr. Jonathas Pedrosa, a partir de janeiro de 1917, tendo como vice o coronel Antônio Guerreiro Antony.

PLACA – Mesmo com a nova denominação para "Governador Bacelar" dada em 28 de agosto de 1951, havia uma placa de mármore afixada na parede do lado esquerdo do Reservatório do Mocó registrando a inauguração da Praça Chile, em 31 de janeiro de 1952, no governo de Álvaro Maia e num trabalho realizado pela antiga CERA, então dirigida por Xenofonte Antony.

Observa-se, portanto, que a denominação oficial de Governador Bacelar não foi respeitada e, de qualquer modo será Praça Chile para sempre e que antes de ser Praça Chile também foi “Praça General Silva Teles”, denominação que por igual não chegou a vingar.

Em 1979, por iniciativa do Vereador e radialista Davi Rocha a denominação foi corrigida. Esse edil apresentou projeto a Câmara Municipal, propondo que a denominação de “Alcântara Bacelar” fosse dada à via que começa na Avenida Desembargador João Machado (ex-estrada dos Franceses), ao lado do conjunto Campos Elíseos e termina nas proximidades da subunidade "Mário Tapajós" no conjunto Ajuricaba e, no mesmo projeto o autor fez voltar o nome de Praça Chile ao logradouro em frente ao Cemitério de São João Batista.

Na segunda administração de Amazonino Mendes, à frente da Prefeitura Municipal (1994), a Praça Chile recebeu melhoramentos.

Observação: Pela Lei de 1996, no Jardim das Américas (Ponta Negra) há uma ala com o nome de Chile.

No bairro da Raiz há por igual, uma Rua com o nome de Chile.

Tagged under:
Author:

Leave a comment

CALENDÁRIO

novembro 2025
S T Q Q S S D
« set    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

ARQUIVOS DO BAÚ