Em maio de 1947, o Moto Clube, do Maranhão veio a Manaus para cumprir uma série de quatro jogos amistosos. Naquele tempo era difícil a visita de um time de futebol de outro Estado, não só pela dificuldade de transporte, sempre de navio, ou pelo cachê exigido, algumas vezes fora da realidade do nosso futebol.
O time maranhense, desconhecido do torcedor amazonense, abafou logo nas primeiras apresentações, goleando o Tijuca por
No jogo de estréia do Moto Clube, o Tijuca reforçado por jogadores de seus co-irmãos, perdeu com:
Luizinho Mão de Grude, Darcy e Aurélio; Lupercio, Major e Mariozinho; Cabral, Silvio,(Mário Mattos), Paulo Onety, Mário Orofino (Cláudio Coelho) e Juvenil.
No jogo contra o Nacional, numa tarde de domingo, o Parque Amazonense ficou apinhado de gente. O árbitro era o ex-comandante de ataque do Olímpico, Sálvio de Miranda Corrêa, um jovem da sociedade, pertencente a família do dono da fábrica de cerveja XPTO .
O jogo estava
Pois bem, o Moto Clube estáva no ataque perto de fazer o gol da vitória, quando os jogadores ouviram um apito paralisando a jogada. O Câmara livrara o Nacional de um ataque perigoso e talvez até de um gol.
Descoberto, Câmara foi “gentilmente convidado” a se retirar do local e ficou sob à guarda de uns policiais para não perturbar o espetáculo.
Logo depois o ponteiro Lé fez o gol da vitória de
18-05-1947 – Nacional 3 x 2 Moto Clube
Local: Parque Amazonense. Árbitro: Sálvio Miranda Corrêa.
Gols: Marcos Gonçalves, Oliveira e Lé (Nac.) Galego e Zuza (Moto).
NACIONAL – Mota, Lupercio e Darcy; Hélcio Sena, Caveira e 31 (Júlio); Oliveira, Paulo Onety, Marcos Gonçalves (Eliseu), Raspada e Lé.
MOTO CLUBE – Ruy, Santiago e Carapuça; Sandovalzinho, Frazio (Dagmar) e Pretinho; Mosquito (Jesus), Valentin, Galego, Zuza e Jaime.

Moto Clube, 1947. Em pé: goleiro reserva, Sandovalzinho, Frázio, Dagmar, Pretinho, Santiago, Ruy e Carapuça. Agachados: Valentin, Mosquito, Vinicius, Galego, Zuza, Jaime (?) e Jesus.
Tagged under: Velhos tempos
Author: Carlos Zamith
5 comments
fico feliz em rever essas fotagrafias ,que sendo recuperadas pelo seu zamith, através do seu dr.carlyle que é homenagem de grande jogador do clube atlético mineiro, do fluminense football club,e botafogo futebol e regatas do rio de janeiro e de minas gerais e pelo seu neto parabéns pela coluna on-line sucesso pelo novo empreendimento e retórno baúvelho on-line desejo tôda sorte do mundo, e também, ás bençaos de nossa padroeira nossa senhora da conceição.
7 de dezembro de 2009 15:44 ||
Amigo Francisco Carlos estou com o Bau de volta por iniciativa do meu filho Carlyle que, modesta a paate, é um craque na internet.
8 de dezembro de 2009 08:25 ||
AMIGO.
SE TIVER FOTO DO MOTO CLUB DE 1984 EU AGRADECERIA.
É PARA MANDAR PARA O MILTON NEVES – QUE FIM LEVOU, PARA COMPLETAR A HISTÓRIA DO GOLEIRO SERGIO GOMES.
OBRIGADO QUEM PUDER AJUDAR.
WALDEVIR
E-MAIL: waldevir@gmail.com
9 de março de 2011 15:19 ||
Valdevir:
Impossivel atendê-lo. Não tenho foto do Moto do ano a que você se refere.
10 de março de 2011 08:44 ||
Caro amigo Carlos.
Primeiro: obrigado pelo retorno.
Segundo: Parabéns pelo blog e por seu atendimento ao meu pedido.
Se todos os blogueiros fossem como você seria uma maravilha.
A grande maioria nem retorno dá.
Precisando do amigo aqui em São Paulo estou às ordens.
Um grande abraço ao amigo,
Waldevir – Site Boleiros da Água Rasa.
10 de março de 2011 09:25 ||