22 de dezembro de 2009

Juvenal e Zé Maria

Do Rio de Janeiro, onde residem há alguns anos, os amazonenses, Juvenal Leite e José Maria Teixeira encaminham votos de parabenizações pelo Blog Baú Velho, que relata coisas do nosso futebol, de ruas e logradouros de Manaus.

Juvenal Leite na mocidade, residente na Rua Lobo D’almada, foi jogador de futebol do Tijuca. Boa pinta, de bigodinho bem cuidado, jogava inicialmente no time de aspirantes, como zagueiro de regular categoria. Cedo foi embora para o Rio e hoje, como seus mais de 80 anos, ainda recorda dos velhos tempos de nossa antiga “Cidade Risonha” e dos velhos amigos, como o Motinha.

José Maria Teixeira exerceu atividades por longo período na antiga firma Mota Importadora e também era um aficionado do futebol, embora só praticando em peladas daquelas de “tá na hora do gol das seis”.  O pai do Zé Maria, o velho Teixeira, que tinha comércio de Velas, na Avenida Eduardo Ribeiro, era um assíduo freqüentador do Parque Amazonense, sempre acompanhado de seu velho amigo Fernando Andrade.

Tijuca no Genaral Osório (década de 40)
Para recordar um das formações do Tijuca, no Estádio General Osório, no final da década de 40, alguns não identificados. A partir da esquerda: Mário Orofino, Yano, Limongi, Alberico, Nathan, Zenith Pimentel (?), Cláudio Coelho, Mário Mattos, (?), Cabral, Figueiredo, Ilmar, Luis Bolachinha, Carapanã e Mariozinho.

Tagged under:
Author:

4 comments
  • francisco carlosbittencourt dearaujo

    estou feliz de ver esta fotografia do tijucaclube fundado justamente nas calçadas debaixo das árvores frondosas da avenida epaminondas pelos ex -estudantes do colégio “dom bosco de manaus” que eram verdadeiros bailarinos com á bola de futebol,apesr não ter vistos esses craques que eram habilidosos com á pelota, parabéns pela fotoantiga da década de 40.

    23 de dezembro de 2009 16:35 || Responder

  • Geraldo Fonsêca

    Zamith,fala um pouco do grande goleiro que foi o maueense DUDU GARCIA que jogou no America,Olimpico…sei que ele atualmente mora em Maués (sua terra).Grato.

    25 de dezembro de 2009 12:40 || Responder

  • francisco carlosbittencourt dearaujo

    umdetalhe que eu lembrei de citar nesta coluna eu tive oportunidade de conhecer o sr. yano monteiro, êle casado com uma das filhas da professôra primária á dona diana pinheiro que era sogra do grande goleiro da decada de 30 e 40 na uniãoesportiva portuguêsa ,do atlético rio negro clube do tijuca clube na 40 ,eu conheci quando ainda garôto na rua 24 de maiio ao lado colégio são geraldo de propriedade da méstra diana pinheiro e era casada no início século xx com o poeta maranhense , osr.raimundo nobnato pinheiro radicaram-sem em manaus á primeira residência estava localizada onde durante muito anos funcionou o diário do estado do amazonas,na leonardo malcher , depois mudaram-se para rua 24 de maio ,quanto ano eu nãosei , o que eu sei fora transmitida por um dos seus netos da dona diana pinheiro e que hoje uma escola em seu nome por ,ter sido uma mestra seus alunos nasua época um dêles eu citar um o meu pai o professor e dr. carlos alberto bandeira de araújo e do meu tio francisco gonçalves de araújo ,filhos do velho mandarim e que tinha uma loja ” casa mndarim lá em emaixo da maraechal deodoro, deisde já gostaria deixar este infourmativo, desde já gostaria de deixar alguma coisa de nossa cidade sorriso” manaus. obrigado.

    29 de dezembro de 2009 14:43 || Responder

  • obrigado por citar o nome de meu falecido avó Raimundo (Raspada).

    3 de fevereiro de 2010 13:11 || Responder

Leave a comment

CALENDÁRIO

novembro 2025
S T Q Q S S D
« set    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

ARQUIVOS DO BAÚ