Um dos times de futebol da nossa Manaus que se vestia com mais elegância era o Olímpico Clube, o chamado “clube dos cinco aros”, a paixão do grande cronista do passado, Belmiro Vianez. Podia ser o time titular, aspirantes ao juvenil, o cuidado era o mesmo. Todos desfilavam garbosamente e quando se tratava de paradas esportivas, nas manhãs do dia 5 de setembro, ai então é que a bizarria olímpica se acentuava.
O time juvenil do Olímpico de 1943 fez boa figura no campeonato oficial e revelou alguns bons jogadores para o nosso futebol. Camisas em branco, faixa vermelha transversal com o escudo do clube do lado esquerdo e calções azuis, vários jogadores com boina, muito em uso na época, era o seu principal uniforme.
Além desse equipamento, o mais tradicional, o Olímpico possuía outros e a cada ano apresentava modelos diferentes, sempre mais vistosos, sem desprezar suas cores: azul, vermelho e branco. O que marcou muito o clube dos “cinco aros” foi o uniforme azul marinho, destacando a gola e punhos com frisos em branco-azul-vermelho e calções azuis na mesma tonalidade das camisas. Esse foi o que mais tempo de vida teve. Durou até o time deixar de disputar o campeonato, já no profissionalismo, no início da década de 70.
“Olímpico dos meus amores”, uma frase que ficou gravada entre os seus torcedores e até no meio dos adversários. Foi criado pelo comentarista mais ouvido da cidade, o estimado Belmiro Vianez, um torcedor declarado do simpático clube que jamais escondeu essa paixão. Também era um de seus mais severos críticos, no seu modo característico agressivo, uma conduta que o levou a ser o mais apreciado nesta cidade, durante os primeiros dez anos de existência da FAF, entidade que também ajudou a fundar.
Sempre é bom lembrar do Olímpico de Sálvio Miranda Corrêa, dos irmãos Marques (Adair, Ademir e Almir), de Renato Perdigão, Raul Barateiro, Arnóbio Valente, de Candú, Tuta, Amadeu Silva, dos mais novos como Aloísio Oliveira, Almério Botelho, Flávio de Souza, Ruy Valente, Aristofanes Castro e Luís Carlos Cacau
Tagged under: Olimpico
Author: Carlos Zamith
4 comments
Sr. Zamith,
Gostaria de saber se o Sr. tem alguma foto externa da antiga sede do Olimpico, localizada na esquina da Av. Constantino Nery com a Rua Leonardo Malcher, onde funcionou o Clube dos Alemães. Grato.
13 de agosto de 2010 12:34 ||
É com muita tristeza de comunico que o Ex Jogador, Pedro Santiago Penha, veio a óbito no ultimo dia 31/12/11, tendo sua missa de 7º dia a ser realizada na data de hoje as 18:00 na Igreja da Matriz.
6 de janeiro de 2012 14:01 ||
Sr: Zamith, acompanho seu blog Baú Velho quero dizer-lhe que não é uma frequência assidua, mas sempre estou atualizando-me pelo site Portal do Holanda passei vinte sete dias de Dezembro de 2011 em Manaus, fiquei muito triste em não poder falar com este homen tão bem informado do futebol manauara. Deus continue iluminando sua vida e toda familia, É meu desejo; pompeu
8 de janeiro de 2012 11:26 ||
Pompeu:
Grato pelas palavras. Teria muito prazer em recebê-lo. ,
9 de janeiro de 2012 08:24 ||