Em 1966 a Federação Amazonense de Futebol (FAF) promoveu seu primeiro campeonato. O desentendimento entre a antiga Fada com os cronistas esportivos, cujo campeonato de 1965 só terminou em fevereiro de 1966, durou alguns meses. A imprensa parou com o noticiário do esporte local. E, em razão de um movimento dos clubes que procuraram o jornalista Flaviano Limongi, foi fundada a Federação Amazonense de Futebol (FAF) em meio a muitos obstáculos, tanto que os seus dois primeiros campeonatos foram disputados com algumas restrições, porque a entidade não estava em situação legal junto a então CBD mesmo com as sucessivas reuniões realizadas em Manaus com seus dirigentes e consultas populares.
O INÍCIO
O primeiro Campeonato da FAF foi iniciado no dia 12 de dezembro de 1966 com o jogo América 2 x 2 Sul América, no Parque Amazonense, assistido por apenas 571 pagantes e teve como primeiro jogador expulso de campo, o zagueiro Borges, do América.
O principal objetivo do presidente da nova entidade, Flaviano Limongi, era o de fazer voltar aos estádios o torcedor e por isso não titubeou em marcar para a terceira rodada o jogo Rio Negro x Nacional, normalmente clássico fechando qualquer competição. A idéia surtiu efeito, pois houve recorde de renda (o público nem sempre era divulgado) com um crescimento bem acentuado.
PROBLEMAS
Mesmo com algum sucesso, principalmente de bilheterias, não foi um campeonato muito tranqüilo, a começar pelo Torneio Inicio, não decidido no dia programado por falta de iluminação no Parque. A decisão era com a dupla Rio-Nal. Como o tempo já estava escuro e o marcador acusava 0 a 0, foi marcado para o domingo seguinte o desempate na cobrança de penais, mas o Nacional não compareceu e por isso o Rio Negro ficou com o título do Torneio. No segundo jogo desse campeonato, entre Fast 1 x 0 São Raimundo na Colina, o goleiro deste, Waldir Melo, (foto ao lado) cobrou um penal aos 7 minutos do 2º tempo em favor de seu time e chutou para fora. Aos 30 minutos do mesmo período, o fastiano Waldir Lima também chutou para fora o penal.
ACIDENTE
Num jogo entre Fast e Rio Negro, na Colina, pelo segundo turno, um acidente que consternou o torcedor. Num lance casual, entre Waldir Lima (Fast) e Hugo (Rio Negro) o rionegrino teve a perna direita fraturada e nunca mais pôde jogar futebol.
GOLEIROS CONTUNDIDOS
No jogo do 1º turno entre São Raimundo 3 x 1 Sul América, o perdedor sofreu uma baixa com bom prejuízo para seu time. O jogo estava 2 a 1, quando o goleiro Dias deixou o campo contundido. O reserva Miramar entrou e, também contundido, saiu quando o marcador já estava definido. Sem alternativa, o atacante Milton Prudente foi para o gol.
PASSARELA
A entidade estava ampliando as acomodações do velho Parque, uma vez que o torcedor realmente estava voltando a prestigiar o nosso futebol. Arquibancadas foram construídas atrás das metas com perto de novos 500 lugares. A meta seguinte foi a de renovação total da o madeira da velha arquibancada. O serviço estava quase concluído.
A arquibancada do saudoso Parque Amazonense.
21-05-1967 – São Raimundo 3 x 3 Rio Negro
No final do jogo, com mais de 5 mil pagantes e com todo mundo querendo sair ao mesmo tempo, uma pequena passarela improvisada para o escoamento do torcedor, cedeu causando ferimentos em várias pessoas, numa delas um pouco mais grave e que veio a falecer meses depois. Houve certo exagero de algumas emissoras que transmitia o jogo, na narrativa do acidente, o que provocou tumulto na cidade com muita gente se deslocando até o estádio.
No dia do acidente os dois times estavam assim:
SÃO RAIMUNDO – Waldir Melo, Zé Maria, Paulinho, Waldir Santos e Zezinho; Fredoca e Itagiba; Aírton, Nonato, Santarém e Almir.
RIO NEGRO – Clovis, Waldér, Edson Ângelo, Catita e Damasceno; Ademir e Jayme Basílio; Cândido, Thomaz, Sabá Burro Preto e Edson Marques.
O FIM
O campeonato foi fechado com o clássico Rio Negro 1 x 1 Nacional, dia 11 de junho de 1967, na Colina, pelo returno. Muita gente, recorde de renda e de público.
No primeiro turno chegou a 5 milhões e este passou dos 12 milhões. Jogo normal, apitado por José Carlos Amato, quando em determinado momento, um torcedor, morador de Aparecida, subiu num poste de iluminação causando transtornos ao policiamento que com muito custo contornou a situação.
Nesse mesmo jogo houve um lance em que causou a sua paralisação aos 43 minutos do 2º tempo. O marcador era de 1 a 1, quando o ponteiro Pepeta (foto ao lado) marcou um gol e foi anulado sob a alegação de impedimento ou bola fora de jogo. O jogador não se conformou e deu um chutão na bola. Foi expulso e o tumulto tomou conta da festa. Terminou aí por falta de garantias.
São Raimundo, Nacional e Rio Negro estavam com 7 pontos perdidos e como Nacional e Rio Negro perderam, mais um ponto, o São Raimundo foi proclamado o Primeiro Campeão da Faf.
Filed under:Sem categoria || Tagged under: Sem categoria, Um campeonato complicado
Author: Carlos Zamith
10 comments
Olá amigo!
Estou voltando a fazer contato, agora para mostrar o meu levantamento sobre os dois clubes amazonenses no Brasileirão de 1973…
1973
NACIONAL (AM)
GOLEIROS
DELCIO Rabelo de Souza
Jose das Gracas PROCOPIO da Silveira
DEFESA
ARY Rodrigues MARTINS
Faustino de Souza Neto “FAUSTO”
FLAVIO Jorge Evangelista da Cunha
Geraldo de Souza EURICO
Iomar Estevam POMPEU
WALDOMIRO de Abreu Lima
Sebastiao Carlos de Souza “TIAO”
LUIZ FLORENCIO do Carmo
LUCIO da Paixao Ferreira Andrade
LUIZ ALBERTO Oliveira Soares
MEIAS
Angelio Paulino de Sousa “ANGELO”
Antonio Carlos Cerezo “TONINHO CEREZO”
DECIO COSTA
GUERINO Minervino Netto
Jorge Rezende Maia “JORGINHO”
Sergio Ezequiel Nogueira “SERGINHO”
RONILDO Marques
SAID Ferreira Lins
MARCOS Bongalhardo da Silveira
MARCOS Francisco da Silva “MARANHAO
Milton Oswaldo Andre “MILTINHO”
LUIZ CARLOS Vicente
ATACANTES
Benedito Pinho Leme “BENE”
Joao Lucio Rebelo de Souza “CARECA”
Jose Eduardo Rebelo de Souza “ZE EDUARDO”
Jose REIS Barbosa
Luiz DIRCEU Soares de Mello
NEWTON Gomes
Odemildo Victor Gomes “CHUMBINHO”
Ronaldo Jose Nogueira “CHINA”
Encontrei também os nomes de Cesar Luiz Barbosa Pinto, Joao Carlos Vieira da Silva e Jose Ribamar Rodrigues, mas não consegui identifica-los no Brasileirão daquele ano, o senhor saberia me dizer se eles atuaram pelo Campeonato Amazonense?
RIO NEGRO (AM)
GOLEIROS
Ismael NERY de Souza Filho
CLOVIS Amaral Machado
Jose Luiz de Moura “BORRACHINHA”
DEFESA
ANTONIO Petrucio Filho “PIOLA”
Bianor Roque Duarte “BILUCA”
HELITO Souza
Jose Carlos Cordeiro “ZE CARLOS”
MARIO Vieira
Jose Petrucio Neto “ZEQUINHA PIOLA”
Jose Raimundo Carvalho da Silva “ZE RAIMUNDO”
PEDRO HAMILTON Holanda de Souza
Raimundo CASEMIRO de Souza
ROBERTO de Jesus Lima
MEIA
ALMIR Gomes Pinheiro
Antonio Ricardo Peixoto Lima “ROLINHA”
DENILSON Custodio Machado
Jose Claudio Barbirato Campos “ZE CLAUDIO”
LAERCIO de Souza Pimentel
Valdomiro Teles SIROTHEAU Correa
ATACANTES
ALMIR Francisco RODRIGUES
Antonio Bernardo Neto “TONINHO GOIATUBA”
WILSON dos Santos Teles
Francisco FERREIRA
Gilberto Nogueira Ramos “SARAO”
IVO Elias de Souza
JEOVA Pereira de Oliveira
JORGE Aparecido Bonfim “CUICA”
NILSON Santos “DIABO”
ORANGE Ruiz de Melo
OSMAR de Souza Nascimento
Raimundo Nonato Carneiro da Cunha “DINHO”
Silvio Carlos Veloso Tavares “SILVINHO”
Walter Machado da SILVA
Encontrei também os nomes de Ubiraci Brito de Souza, Jose Claudemir Feitosa e Janary Neves Azuelos, você saberia me informar os apelidos e posições deles?
No mais, tenho duas dúvidas em relação ao clube, em 73 no Brasileirão, tem um atleta chamado Vio, que aparece no seguinte jogo:
02/09/1973
Rio Negro 1-0 Goiás
Borrachinha; Antônio Piola, Casemiro, Zé Carlos e Almir; Denilson, Jorge Cuíca e Zezinho Piola; Toninho, Nilson Diabo e VIO (Rolinha).
Seria Ivo o nome correto?
E nos dois jogos abaixo, aparece um Paulo, escalado na meia do time do Rio Negro, seguem os jogos:
26/08/1973
América – RN 0-0 Rio Negro
Borrachinha; Pedro Hamilton, Biluca, Zé Carlos e Almir; Denilson, Paulo (Jorge Cuíca) e Rolinha; Mário, Nilson Diabo e Zezinho Piola.
29/08/1973
Rio Negro 1-2 Palmeiras
Borrachinha; Pedro Hamilton, Biluca, Zé Carlos e Almir; Denilson, Paulo e Rolinha; Mário, Nilson Diabo e Zezinho Piola.
Que jogador é esse? De onde veio esse atleta? O senhor saberia o nome completo dele?
Grande Abraço e muito Obrigado
26 de outubro de 2010 11:27 ||
Prezado João Batista:
A respeito do Nacional, as suas dúvidas não encontei no meu arquivo que foi dilacerado há alguns anos devido problemas de alagamentos onde resido. disso.
Sobre po Rio Negro onde se lê VIO, leia-se IVO.
Rio Negro 1 x 0 Goiás, data é de 23-09-73,
Na escalação até Almir está correto. Daí em diante segue: Zezinho e Denilson; Jorge Cuica, Nilson Diabo, Toninho Goiatuba e Ivo (Rolinha).
Paulo é um pernambucano que veio junto com Marcos Pintado para o nosso futebol.
No R.Negro 1 x 2 Palmeiras, até Almir está correto. Depois vem o certo: Zezinho (Jorge Cuica e Denilson; Paulo Pernambucano, Mário Vieira(Ferreira), Nilson Diabo e Rolinha.
Nota: Zequinha Piola nunca jogouo pelo Rio Negro.
27 de outubro de 2010 08:43 ||
Harlen:
Na coluna “Mais Popular”, acesse Eduardo Ribeiro.
27 de outubro de 2010 13:54 ||
João Batista Lopes:
Na relação do Nacional de 1973, há um jogador (vindo de fora) com o nome de Louro. Pode sr um dos que você fala.
Na do Rio Negro, do mesmo ano, constam jogadores com o apelido de Bahia, Bôlo, Calixto e Pelezinho. Os nomes verdadeiros não possuo.
29 de outubro de 2010 08:55 ||
seria possivel publicar escalaçao do time juvenil do america dos anos 1974 ate 1976
30 de outubro de 2010 08:22 ||
Fidelz:
Impossivel atendê-lo nas escalções de juvenis. pois ninguem publicava as fichas técnicas.
30 de outubro de 2010 08:43 ||
Amigo Zamith,
Seguem todas as minhas dúvidas sobre os atletas amazonenses nos Brasileirões, no período 72 a 86.
Tudo o que o amigo tiver como ajudar, complementar ou corrigir, será muito bem vindo.
———————–
Fast Clube
———————–
1978
Gilson – Atacante
Zezinho – Atacante
Paulinho – Meia
1979
Bibi – Meia
Elias – Meia
Adalberto – Atacante
Carlos Xepa – Goleiro
Marcondes – Zagueiro
Joãozinho – Zagueiro
Ricardo – Atacante
———————–
Nacional
———————–
1976
Luiz Antônio – Zagueiro
1977
Dudu Maravilha – Atacante
1978
Raimundo – Meia
Benê – Atacante
Correia – Meia
Aírton – Zagueiro
Cláudio – Lateral Esquerdo
Wilson – Meia
Dudu Maravilha – Atacante
1979
Esquerdinha – Atacante
Solo – Lateral Esquerdo
Aírton – Zagueiro
Correia – Meia
Brandão – Atacante
Carlinhos – Lateral Esquerdo
Arnaldo – Meia
Hélio – Lateral Direito
Dedo – Goleiro
1980
Paulo Ricardo – Zagueiro
Solo – Lateral Direito
Dino – Atacante
Paulo Costa – Zagueiro
Zé Carlos – Meia
1981
Feitosa – Goleiro
Rogério – Meia
Dedé – Atacante
Val – Meia
Gilberto – Lateral Esquerdo
Correia – Meia
Aléx – Zagueiro
1982
Rafael – Goleiro
Terano – Atacante
Souza – Atacante
Isidoro – Meia
Tonho – Atacante
Bendelack – Meia
1985
Nelson – Goleiro
Chiquinho – Atacante
Zé Luiz – Meia
Bendelack – Meia
1986
Zé Carlos – Atacante
Ronaldo – Goleiro
Zé Antônio – Atacante
Paulinho – Atacante
Gilson – Atacante
Luisinho – Atacante
Bendelack – Meia
———————–
Rio Negro (AM) |
———————–
1973
Paulo – Meia
1974
João Luiz – Meia
Ademir – Zagueiro
1976
Corisco – Atacante
1979
Zezinho Macapá – Atacante
Campos – Atacante
Renato – Atacante
Ricardo – Goleiro
Almeida – Meia
Urandir – Lateral Direito
Sued – Lateral Direito
Val – Meia
Paulo Ricardo – Zagueiro
Luiz Carlos – Meia
Jorge – Lateral Esquerdo
Arturzinho – Meia
Paulinho – Atacante
Piau – Meia
Maia – Goleiro
Souza – Atacante
1983
Marçal – Zagueiro
Ze Luiz – Atacante
Um Grande Abraço
3 de novembro de 2010 09:16 ||
O CIDADÃO JANARY NEVES AZUELO TAMBÉM É CONHECIDO, ATÉ O PRESENTE, PELA ALCUNHA DE “ROLINHA”, RESIDE EM MANAUS NO BAIRRO SÃO RAIMUNDO E, SALVO ENGANO, AINDA ESTA ENVOLVIDO COM O FUTEBOL, TRABALHANDO NO NACIONAL.
8 de outubro de 2012 20:12 ||
PREZADO
JOGUEI EM 1973 NO nACIONAL DE MANAUS, TECNICO SAUDOSO BARBATANA, GOSTARIA QUE ME ENVIASSE OS DADOS DESTA TEMPORADA LEMBRO QUE FIZ SETE GOLS NO BRASILEIRO.
ABRAÇO CHNA
8 de maio de 2013 16:26 ||
não tive resposta
9 de julho de 2013 20:33 ||