A Rua de Lauro Cavalcante foi uma artéria que já sofreu alteração em sua nomenclatura, como tantas outras de nossa cidade, em razão da falta de sensibilidade de legisladores municipais que, no afã de mostrar "serviço" jamais se preocuparam em preservar um pouco de nossa história.
OFICIALIZAÇÃO
O nome de Rua de Lauro Cavalcante foi oficializado, através de um projeto de Lei do Intendente Sérgio Pessoa Neto que, numa das reuniões da Intendência Municipal (hoje Câmara), com a devida justificativa, encaminhou a proposição, aprovada em 26 de outubro de 1917, transformando-se na Lei nº 915, da mesma data.
Diz o autor:- “Lauro Cavalcante era médico. Em vida prestou reais serviços aos pobres desta capital, fazendo-o com solicitude e sem remuneração de qualquer espécie", disse Sérgio Pessoa na justificativa.
E prosseguiu: "seu último ideal foi à criação de um Asilo de Proteção e Assistência à Infância, instituto que não chegou a produzir seus efeitos por ter sido o seu autor arrebatado precocemente. Minha proposição importa num preito de profundo reconhecimento do povo amazonense aos grandes méritos de ilustração e competência. Por esse motivo a Intendência resolve dar a denominação de "Dr. Lauro Cavalcante" ao trecho da Rua Henrique Martins compreendido entre a Avenida 13 de Maio (hoje Getúlio Vargas) e Igarapé de Manaus visto não ser o referido trecho um prolongamento da dita artéria".
MUDANÇA
Já em 1928, o Intendente João Severiano de Souza numa das reuniões da Intendência Municipal apresentou projeto de lei mudando o nome de Rua Dr. Lauro Cavalcante para Rua Jonathas Pedrosa e esta para Rua Dr. Lauro Cavalcante. O projeto foi aprovado e a Lei publicada com o nº 1.419, de 16 de outubro de 1928.
Dois anos depois, nomeado Prefeito Municipal, o professor Marciano Armond baixou Decreto, de nº 03, de 01 de novembro de 1930, fazendo voltar às antigas nomenclaturas, alteradas nos últimos anos.
Foi assim que a Rua Dr. Lauro Cavalcante voltou à artéria primitiva e a Rua Jonathas Pedrosa ao seu lugar de origem, mantidas até os dias atuais.
PRESIDENTE
O Dr. Lauro Cavalcante foi o terceiro presidente do Atlético Rio Negro Clube, eleito a 7 de novembro de 1915 e reeleito a 5 do mesmo mês de 1916. Licenciou-se do cargo em abril de 1917, por motivo de saúde viajando nesse mesmo dia para fora do Estado.
Morreu em São Paulo, no dia 10 de maio de 1917, trinta e cinco dias após deixar a cidade de Manaus. Em sua homenagem, o time de futebol do Rio Negro também foi denominado "Lauro Cavalcante", fato que é lembrado apenas por meia dúzia de rionegrinos mais antigos.
Na Rua de Lauro Cavalcante, quando ainda era Rua Henrique Martins, foi fundado o Atlético Rio Negro Clube, na casa nº 149, residência de Manuel Nascimento, no dia 13 de novembro de 1913.
Filed under:Quem Foi Sua Rua? || Tagged under: Ruas de Manaus
Author: Carlos Zamith
3 comments
O time profissional do atlético rio negro clube , conforme consta nos estatutos sociais do Clube, atualizado e registrado em 2009, no capitulo disposições gerais, enfatiza o nome da equipe principal de futebol profissional como de “Time Lauro Cavalcante”, brilhante registro, da administração do Dr. Eymar Godim.
30 de março de 2012 09:43 ||
Nesta mesma rua, surgiu o Cheik Futebol Clube,do Sr. NILO, infelizmente não encontrei nada falando desse time. Que na modalidade amadora participava nas categorias de futebol de campo masculino em todas as categorias, vôlei, futebol feminino e futsal antigo futebol de salão…infelizmente com o falecimento do Sr. Nilo o clube desapareceu em 1988, peço a todos aqueles que jogaram ou tenham algo que possam encaminha para ficar registrado nesse maravilhoso site. Eu estarei encaminhando uma foto onde apareço, era conhecido no meu do Futebol como “Ranzi”, lateral esquerdo e depois meia esquerdo na categoria sub-20.
31 de março de 2012 19:39 ||
Na verdade, RANZI, o Senhor NILO falecei em 1993, devido a problemas cardíacos. O Zamith publicou um foto do CHEIK em 1994,da categoria Dente-de-Leite. Nesta foto, além da minha aparição, temo ELIAS,cabeça de area do galo e do Fast, e tantos outros colegas sua maioria do Educandos e Japiim. Peço que Zamith volte a publicar esta foto, na qual o velho Nilo também aparece.
12 de dezembro de 2012 22:36 ||