O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), divulga a programação da Semana da Pátria e do Amazonas que, em 2013, tem como tema “Semana da Pátria de Amor e Esperança ao Amazonas”. O governador Omar Aziz irá participar da solenidade de abertura da Semana da Pátria e do Amazonas 2013, que acontecerá às 8h30, no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Áurea Pinheiro Braga (avenida Brasil, Compensa, zona oeste). Na solenidade de abertura, participarão também o general de Exército, Eduardo Dias da Costa Villas Boas, e o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.
Segundo o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, as atividades programadas terão como objetivo evidenciar os fatos históricos que marcaram a proclamação da República e a autonomia administrativa do Amazonas. “Buscaremos favorecer junto à sociedade o civismo e o respeito aos símbolos pátrios. Será um momento ímpar em que procuraremos levar a sociedade e especialmente a comunidade estudantil a uma reflexão acerca de fatos históricos que marcaram a história do país e de nosso Estado”, ressaltou o secretário.
Oportunizando a reflexão e a participação dos estudantes, as programações temáticas terão início no dia 1º de setembro (próximo domingo) com a “Benção do Fogo Simbólico”, às 8h, realizada no distrito de Cacau Pirêra, em Iranduba (distante 2 km de Manaus). A cerimônia será complementada pela “Corrida do Fogo Simbólico” com início às 8h10 do mesmo dia. Pela primeira vez esta corrida, que envolverá estudantes da rede pública, será realizada de forma intermunicipal (Iranduba-Manaus) com largada ocorrendo na Ponte Rio Negro e encerrando no Ceti Áurea Braga.
A Corrida do Fogo Simbólico mobilizará 120 estudantes e contará com a participação do premiado atleta amazonense, Sandro Viana. No Ceti Áurea Braga – local de chegada da Corrida – ocorrerá a cerimônia de oficialização do início da Semana da Pátria e do Amazonas, com a entrega da tocha cívica pelos alunos participantes da Corrida do Fogo Simbólico, ao governador do Estado, Omar Aziz, acendimento da pira cívica e pronunciamento de autoridades.
Na ocasião, que é realizado tradicionalmente na data, também prosseguirão as homenagens à Mulher Amazonense “Mônica Bandeira Melo”, ao Vulto Estadual “Josué Cláudio de Souza Filho” e ao Vulto Nacional “Carlos Zamith”. Ainda no dia 1º de setembro, logo que encerrada a cerimônia no Ceti Áurea Braga, a pira cívica será conduzida pelo Corpo de Bombeiros até a Ponta Negra, onde será fixada e exposta até o dia 7 de setembro.
Filed under:Cotidiano
Author: Carlyle Zamith