A galeria Moacir Andrade recebe até o final do mês de janeiro a exposição Tributo ao Estádio Vivaldo Lima, da fotógrafa Irene Borges. A exposição faz parte da programação do projeto Férias no SESC e ficará aberta à visitação pública todos os dias, de segunda à sábado com entrada gratuita.
A exposição Tributo ao Estádio Vivaldo Lima vai até o dia 31 de janeiro. Nela você encontra diversos objetos com algum tipo de ligação com o Vivaldão como a primeira e última catraca utilizada no antigo espaço, além do gramado de 1970, ano da inauguração, placas comemorativas, que são do acervo da Fundação Vila Olímpica, imagens em DVD, e muito mais.
Irene Borges faz uma reflexão a respeito da importância que o Vivaldo Lima teve para a cultura e esporte da região, com retratos em várias fases do estádio. O objetivo é repassar para as novas gerações a história do estádio e os grandes acontecimentos no Vivaldão, como era conhecido. O estádio Vivaldo Lima foi demolido em 2010 e deu lugar a Arena da Amazônia, que vai receber jogos da Copa do Mundo.
Irene Borges foi a última pessoa a entrevistar o historiador Carlos Zamith. Sobre esse encontro, ela escreveu:
“Sábado, dia 13 de julho de 2013, data que ficará guardada na minha memória; quando eu o visitei pela primeira e última vez. Conversamos por cerca de uma hora e meia, mais ou menos, pouco tempo passei diante de um homem de 87 anos, mas de uma lucidez incrível apesar da enfermidade que aos poucos lhe tirava a vida, sempre acompanhado por seu filho Carlyle. Ao me despedir, prometi que voltaria para continuarmos a entrevista porque no momento ele já sentia um tanto cansado; porém, não houve mais tempo, e duas semanas depois ele nos deixou. Certo dia, antes de visitá-lo, abri seu blog Baú Velho e vi algumas fotos dele em seu leito de enfermidade, impressionante; eu não vi o rosto de um homem que enfrentava dores horríveis, mas sim, o rosto de um homem com uma grande Paz, um semblante iluminado por uma Luz do Amor de Deus, nosso Criador; fiquei emocionada e não pude conter o desejo de conhecê-lo pessoalmente. VALEU!”
Irene Borges
O QUÊ: Exposição ‘Tributo ao Estádio Vivaldo Lima’
ONDE: SESC na rua Henrique Martins
QUANDO: Até 31 de janeiro de 2014 (coquetel de encerramento nesse dia, às 19:30)
QUANTO: entrada gratuita
CONTATO: 2126-9597
Veja abaixo o vídeo com a matéria da Record News TV:
Filed under:Cotidiano || Tagged under: estádio, vivaldão, vivaldo lima
Author: Carlyle Zamith