Pelo Decreto 31, de 31-05-1897, a ex-rua Aristides Lobo, passou a chamar-se Rua Dez de Julho, nomenclatura que até hoje permanece. Houve uma tentativa na Legislatura de 1983-1988 (prorrogada) da Câmara Municipal de mudar o nome “Dez de Julho” para o de um dirigente de conhecida colégio desta cidade, mas a proposta não prosperou.
A “Rua Dez de Julho” tem início na “Rua Luís Antony” (nas imediações do Colégio Militar) e termina na Avenida Joaquim Nabuco, ao lado da Beneficente Portuguesa.
Foi interrompida para dar a denominação de Comendador Alexandre Amorim, a partir da Rua Luís Antony até o antigo bairro do Plano Inclinado.
Rua Dez de Julho cruzamento com a Avenida Eduardo Ribeiro. Á direita, mais acima fica a sede do Ideal Clube.
HOMENAGEM
O dia 10 de julho de 1884 assinala a data da emancipação total e definitiva do elemento servil. O então presidente da Província, Dr. Theodoreto Souto que em 24 de maio teria proclamado a Libertação dos escravos, na Praça D. Pedro II, fez uma proclamação na Praça 28 de Setembro (atual Praça Heliodoro Balbi) em homenagem a civilização e à Pátria. E em nome do povo soberano libertando a escravidão em toda a Província, assinou o Decreto 31 de 31-05-1897.
Obs. O Dr. Theodoreto Carlos de Faria Souto, natural do Ceará, nasceu a 4 de setembro de 1841, falecendo a 11 de agosto de 1893, repentinamente quando viajava em trem, entre a cidade do Rio de Janeiro e Friburgo, em consequência de uma síncope cardíaca
(Dados do Dicionário de Biografias de Agnello Bittencourt).
Filed under:Sem categoria || Tagged under: Sem categoria
Author: Carlos Zamith