Brás Gioia, nascido a 23 de setembro de 1923, jogou futebol por mais de 15 anos. Atuava sempre como defensor. Muito mais nas laterais direita ou esquerda. Começou nas peladas num campinho que ficava atrás da residência do Comendador JG Araújo, conhecida como baixa do JG, na Rua Costa Azevedo com a Av. Getúlio Vargas.
Em 1940 jogava como titular do Fast, onde ficou até 1942, por ter recebido uma proposta razoável do Olímpico, embora nosso futebol ainda estivesse no regime amador.
Gioia foi campeão pelo Olímpico em 1944. Uma decisão contra o Rio Negro que tinha como figura maior o jogador Vem-Vem, oriundo do futebol cearense. O Olímpico vencia fácil por 4 x0, e o Vem-Vem marcou três gols seguidos em curto espaço de tempo. Quase que o titulo do Olímpico vai para o brejo. No final, vitória por 4×3.
O TIME CAMPEÃO: Téo, Zeca Periquito e Tuta; Jaime Catré, Brás Gioia e Dog; Cabral, Fedegundes Marcos Gonçalves Dorval e Mário Mattos.
No ano seguinte Gioia foi vice-campeão pelo Olímpico. O titulo ficou com o Rio Negro, mas numa “derrubada de mesa”, foi transferido para o Nacional. Em 1950 campeão pelo Nacional, mas a convite do técnico Cláudio Coelho, passou a vestir a camisa do América pelo qual foi campeão em 1951, 1952, 1953 e 1954.
Em 1956, mais um título, desta feita pelo Auto Esporte, onde ficou até o ano seguinte. Como já estava com 33 anos de idade, parou um pouco mais ainda assim fez alguns jogos pelo Internacional, do Boulevard Amazonas; time da segunda divisão.
Gioia jogou nas Seleções o Amazonas contra o Pará, Mato Grosso e Goiás. Sempre lembrava que na sua trajetória pelo futebol sofreu apenas uma contusão, uma fratura no nariz quando atuava pelo América, resultado de uma jogada com o fastiano Pereirinha. Mesmo assim continuou em campo até o final do jogo e só depois é que deu conta do sangue (que não aparecia) na camisa do América
Mais detalhes na 1ª. Edição do livro “Baú Velho”.
Brás Gioia morreu no dia 19 de fevereiro de 2007, aos 83 anos.
Tagged under: América, Fast
Author: Carlos Zamith
2 comments
Antes da minha pergunta, um agradecimento especial ao senhor por manter viva a memória do futebol brasileiro, principalmente, fora do eixo Rio-São Paulo.
Esta virada de mesa, que deu o título ao Naça, que pelo jeito foi a responsável pelo afastamento do Rio Negro dos campeonatos seguintes até 1960, declarou o Olímpico vice-campeão ou deixou ao Rio Negro o segundo lugar?
Um pedido, se o senhor não se importar, o senhor poderia me enviar uma relação com os vice-campeões amazonenses? Eu só tenho a lista dos vice-campeões a partir de 1964, quando o campeonato de futebol amazonense profissionalizou-se.
abs
Wanderson
19 de fevereiro de 2010 13:36 ||
senhor carlos zamith gostaria de pedir ´lhe pa possibilidade, caso sua dignissima pessoa ,pudesse acresentaralgumas fotos do américa dos anos cinquenta ou dos anos sessenta ,ou de algumas seleções amazonense,se for possivel da década de quarenta ou mesmo ou anos de cinquenta ou sessenta ,ou dos anos setenta.ficaria muito grato ,ficaria ao seu critério,ser resolvido pelo que abnegado pela memória viva do futebol caboclo, que apesar das dificuldades são verdadeiros guerreiros lutando sempre contra as diversidades ou mesmo com ás dificuldades. gostaria ded acresentar que existe aqui na nossa cidade ,uma livraria de sebo próximo ao db,e tambémloja de tecido,e frenteá uma lanchonete para que possa enriquecer os seus alfarrábios de futebol do amazonas,o própietário , chama-se antônio diniz ,trabalha camara municipal de manaus, êle sobrinho do poeta ,e escritor e poeta,Sr.Dini z que acadêmico da academia amzonense,de letras,incusive.êle foi premiado na década de 1950,com um prêmio esso de jornalismo,se não equivocado sobre o petróleo de um municipio de silves ,á muito anos atrássogostaria de preenciar materias sobre o nosso futebolmanauense, obrigado con tinue fazendo o seu sucesso , mostrando á historia de nossa cidade de ajuricaba, contribuindo com á nossa educação cultural e esportiva, através das fotografias ou mesmo da escrita ou seja ás reportagensdo nosso dia -a -dia parabéns pelo vosso trabalho dedicadoao nosso povo e também aos aficionados por assuntos importante para nossa vida, acredito que já sendo utilizado para pesquisa das escola,ou faculdades da nossa capital, para béns e sucesso pelo vosso trabalho.
28 de dezembro de 2010 17:23 ||