14 de janeiro de 2010

Marialvo, um goleiro de classe

No campinho da praça D.Pedro II, nas proximidades do prédio da antiga Prefeitura Municipal, ele começou a chutar e a defender a bola, normalmente a partir das 17 horas de quase todos os dias. Em 1992 O América disputava o campeonato da Chave B, mas em 1963, voltava à primeira divisão. No primeiro jogo do campeonato, um goleiro de boa classe, muito jovem ainda, foi apresentado ao torcedor: Marialvo. Ele foi a grande figura de seu time contra o Nacional. O América venceu por 2 a 1, no campo do Parque, no dia 24 de março. Os gols do América foram de Gesnê e Rui no segundo tempo, mas o Nacional marcou na primeira fase, através de Lacinha. Nesse dia, o jovem goleiro agarrou bolas incríveis, principalmente de lances em que participaram Português, Lacinha e o ponteiro Cabral. E foi a partir desse jogo que seu nome começou a aparecer nas manchetes.

O América venceu com Marialvo, Borges e Jaime Costa; Pará, Bigode (João Tavares) e Cão; China, Rui, Gesnê, Borel e Walter, sob o comando de Amadeu Teixeira.

Marialvo no Nacional (1969)MARIALVO NO NACIONAL

MARIALVO Duarte Hayden nasceu em Manaus a 12 de abril de 1943. Seu primeiro clube foi mesmo o América, dos irmãos Teixeira. Defendeu o América durante oito anos, de 1958 a 1966, começando nas categorias de base tendo sido bicampeão (1958-1959). Em 1967, foi para o Rio de Janeiro tentar um, lugar ao sol no futebol carioca. Andou fazendo alguns treinos no América, quando ainda era dono do estádio de Campos Sales, mas logo retornou a Manaus e, assediado por dirigentes do Nacional não teve outra opção, afinal estava no time mais popular de Manaus, o alvo de qualquer jogador de futebol local.
 
MARIALVO NO FAST

No novo clube, como titular absoluto e desfrutando de grande cartaz junto à torcida foi bicampeão em 1968-1969 e mais adiante campeão pelo Fast em 1971 e da Taça Amazonas de 1972. Marialvo fez parte do grupo de grandes goleiros do Amazonas, a partir dos primeiros a-nos de fundação da FAF. No seu tempo de América, no início da década de 1960, era comum escutar dos torcedores presentes ao Parque nos jogos do América, esta frase: “eu só vim a este jogo para ver o Marialvo e o João Tavares”. Eram as duas maiores expressões do ti-me e ambos com uma carreira brilhante no futebol. Marialvo no gol do Naça ou do Fast, e João Tavares depois esbanjando categoria no Pais-sandu, de Belém, durante muitos anos.

Uma grande atuação de Marialvo, que mereceu destaque de toda a imprensa, com nota dez, foi o jogo decisivo pela Taça Amazonas de 1972. No dia 20 de agosto, no “Vivaldo Lima”, a tabela marcava Fast x Nacional. O time de Marialvo jogava pelo empate e não deu outra: 1 a 1. O importante é que o Nacional entrava em campo como franco favorito, pois promovia as estréias dos mineiros Danival, Ismael, Laci, Pedrilho e Campos. E foi o Nacional o primeiro a marcar, através do ponteiro Ismael, cobrando um penal, aos 15 minutos do primeiro tempo. O goleiro fastiano, a partir daí, fechou o gol. Praticou duas belas intervenções em chutes fortes e certeiros do atacante Campos. Duas jogadas como a crônica esportiva diz: o ingresso está pago.

Outro destaque na carreira de Marialvo foi quando o Nacional se des-locou de Manaus para jogar um amistoso contra o Maringá, do Paraná, no estádio do Maracanã, na preliminar de Brasil x Venezuela, 24-08-1969. O Nacional venceu por 1 a 0 e o goleiro amazonense mostrou  a sua categoria. Jogou até 1972, tão logo terminou a Taça Amazonas.

Filed under:Nacional || Tagged under:
Author:

3 comments
  • edison

    Sr. Carlos você é uma enciclopédia viva do futebol amazonense meus parabéns . Continue esse trabalho bonito que você faz.

    OBS:se possivel me mande o escudo do naça via imail …para eu mandar fazer um boné.

    15 de janeiro de 2010 14:58 || Responder

  • José Carlos Pimentel Ferreira

    Sr. Carlos, parabéns pelo site. Fiquei feliz de ver algumas citações ao meu falecido pai “Caveira”, que jogou futebol por clubes do Amazonas. Infelizmente quando de nossa vinda para Brasília, perdemos na mudança um album que continha toda a trajetória esportiva do meu pai. Hoje tenho apenas algumas fotos antigas…Grande abraço

    11 de março de 2010 10:54 || Responder

  • Rogério Hayden Santos

    Queria agradecer pela reportagem e citações feitas ao meu tio Marialvo, que foi sem dúvida, um dos melhores goleiros dessa época…
    Muito obrigado,

    ROGERIO

    14 de janeiro de 2015 10:58 || Responder

Leave a comment

CALENDÁRIO

novembro 2025
S T Q Q S S D
« set    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

ARQUIVOS DO BAÚ