3 de março de 2010

Sandoval

Sandoval (1951)Cinco títulos seguidos como titular de um time de futebol não é qualquer um que consegue tal façanha que ficou por conta de um dos grandes goleiros do Amazonas nas décadas de 40 e 50. Foi no amadorismo, quando o futebol amazonense nem sonhava em se profissionalizar. Numa época em que os clubes caminhavam sem qualquer estrutura, sem departamento médico e até sem massagista, cujo trabalho quase sempre era entregue a um desses fanáticos torcedores, sem qualificação para a função.

No futebol amazonense como dono absoluto da posição, conseguiu ser pentacampeão, uma conquista muito difícil para a época. Era o goleiro Sandoval, na pia batismal Sandoval de Jesus Monteiro, nascido no Maranhão a 3 de março de 1926 e que veio para Manaus muito criança (Foto de 1951, como goleiro da Seleção do Amazonas).

Começou a bater bola também criança, agarrando a tão incômoda bola de couro duro com uma tira também de couro que servia para esconder o bico da câmara de borracha. Não era na verdade a sua posição preferida. Tinha tendência para atacante, para goleador, mas no arco exibia muito mais a sua qualidade de futuro craque.

Das peladas dos campos do bairro da Cachoeirinha, jogando no time do Madureira, foi parar no infantil do Rio Negro, por volta de 1942 jogando ao lado dos irmãos Silas e Clovis do Vale, Juvenil, Edison Souza, Rabicó, Taiguara e Aládio. Tinha apenas 16 anos e já era “cobra” na posição.

Depois foi subindo, sempre requisitado pelos times suburbanos até que chegou ao time de aspirantes do Nacional em 1946, onde ficou até o início de 1949, porque foi defender o Barés, sagrando-se logo campeão do Torneio Inicio da primeira divisão, ao lado de Mário Matos, Gatinho, Hélcio Sena, Gato, Júlio, Artur Tribuzzi, Aderaldo, Nagib Chama, Nery e Linhares. Sandoval era um goleiro que não tinha boa estatura, mas a agilidade e o senso de colocação eram as principais virtudes, despertando a atenção dos paraenses.

Sandoval-defesasem título5Sandoval transferiu-se para o futebol do Pará, mas sua permanência por lá foi rápida. Voltou e alistou-se no Nacional para ser campeão invicto em 1950, substituindo Vicente que até então vinha sendo o titular. Campeão com Mário Matos e Lupercio; Hélcio Sena, Gato (Caçador) e Antonino (Gioia); Cabral, Hélcio Peixoto, Luciano, Raspada e Linhares. (Na foto ao lado, num jogo do América em 1952, no Parque. Á direita o zagueiro Darcy).

No ano seguinte o Nacional ficou fora do campeonato, envolto em grande crise financeira e Sandoval passou a defender o América dirigido pôr Cláudio Coelho. Quatro vezes, de 1951 a 1954, campeão como titular da equipe. Tinha um bom reserva, o Augusto, jogador que poderia brilhar em qualquer outro clube, mas se contentou em ser um eterno reserva. Cláudio Coelho, um rionegrino que foi ídolo na década de 40 como jogador, levou o América aos quatro títulos seguidos.

Quando o jogo estava fácil para o seu time, Sandoval gostava de brincar com a torcida adversária, fazendo golpes de vista, acenando para a bola quando ela ia pelo alto ou agarrando-a com os braços voltados para as costas, ou ainda dependurando-se no poste horizontal da sua meta. Tudo isso o levou a ser um tanto repudiado pelos adversários, que lhe deram o apelido de “Zé Coió”, nome de um humorista que ficou em Manaus durante muito tempo animando os espetáculos da Festa da Mocidade, da Rádio Difusora e que tinha trejeitos do sexo frágil.

Sandoval, Nonato e MoaciroTerminado o campeonato de 1954, já quase na metade do ano de 1955, o time do América foi praticamente desfeito. Cláudio Coelho transferiu-se para o Auto Esporte que ia disputar o campeonato da primeira divisão e com ele foram quase todos os jogadores do América, mas Sandoval preferiu tomar o caminho da Colina, ingressando no Sul América, no tempo de Reinaldo, Sula, Carrapeta, Aurélio, Alemãozinho, Zamundo, Ney, Evilásio e Tota, além de Artur Tribuzi, Teodoro, Moacir e do saudoso Hélcio Sena. (Na foto de 1995, Nonato, Sandoval e Moacir).

No Sul América jogou até 1960 e depois se tornou treinador, chegando a acumular 17 jogos sem perder, no campeonato de 1961. Sempre destacou que no Sul América teve a melhor fase financeira no futebol. Os torcedores eram apaixonados pelo clube e tratavam os jogadores com muito carinho.

Sandoval (1990)Jogar na seleção é a meta de qualquer jogador de futebol. Sandoval foi um dos selecionáveis de 1949 a 1954 como titular. Jogou Pará, Cuiabá e Goiás. Sua última convocação deu-se em 1956, como reserva de Marcos Marinho, sem jogar nenhuma das duas partidas. O Amazonas perdeu para o Pará por 7×0.

Funcionário aposentado da Fazenda Estadual, Sandoval morreu na madrugada do dia 27 de janeiro de 2008, pouco antes de completar 82 anos, tombando no banheiro de seu apartamento, vitima de uma parada cardíaca, um problema que já enfrentava há algum tempo.

Muito amigos e antigos jogadores de futebol, do América, Rio Negro e Sul América, estiveram presente ao seu sepultamento.

Tagged under:
Author:

10 comments
  • Negão

    Aqui de São Paulo, um abraço ao baú velho que nos brinda con este site maravilhoso. Museu do futebol.

    6 de março de 2010 21:49 || Responder

  • Gilmar Martins Monteiro

    Prezado Sr. Carlos Zamith,
    nós da família Monteiro, filhos do saudoso goleiro Sandoval de Jesus Monteiro, sentimos felizes pela brilhante homenagem que Vossa Senhoria presta ao nosso pai. Confesso que estou emocionado e não tenho palavras para lhe agradecer. Muito Obrigado!!!

    10 de março de 2010 08:24 || Responder

  • Sandra Monteiro Gioia

    Sr. Zamith,
    Muito obrigada pela linda homenagem ao meu querido e amado pai.

    10 de março de 2010 11:02 || Responder

  • Odenir Maria Monteiro Machado

    Prezado Zamith,
    agradeço sensibilizada a justa homenagem prestada ao nosso pai.
    nosso carinho especial a você.
    Odenir Monteiro

    10 de março de 2010 11:26 || Responder

  • Prezado SR.Carlos Zamith,
    Confesso que fiquei muito emocionada com essa linda homenagem que você fez para o meu saudo e amado pai SANDOVAL,e fico feliz em saber que meu pai ainda é muito lembrado com tanta honra.Agrdeço em nome da família Monteiro.

    10 de março de 2010 11:36 || Responder

  • LEONARDO SANTOS DA SILVA

    Prezado SR. Carlos Zamith, sou leitor assíduo deste blog e para minha grande surpresa deparei-me com a foto de meu muito garoto jogando pelo Sulamerica, ele e o Sr. Moacir Lopes da Silva, e aparece ao lado esquerdo do goleiro Sandoval, gostaria de saber da possibilidade de o senhor mostrar uma materia que fale do meu pai, o mesmo já é falecido, isto ocorreu em 22 de abril de 1971, e meus irmãos mais novos não tem uma lembrança tão clara de nosso pai, pois quando do seu falecimento eu mais velho tinha somente 10 anos de idade e os outros com 9, 8, 6 anos e 1 ano, grato pela atenção e parabéns pelo excelente trabalho que o senhor faz em resgatar a memória de pessoas que tanto fizeram pelo futebol do amazonas. um grande e um forte abraço deste assíduo leitor.

    24 de março de 2010 10:25 || Responder

  • Carlos Zamith

    Prezado Leonardo:
    Na sua missiva não ficou bem claro se seu pai era o Nonato ou o Moacir. Vi ambos jogar no Sul América juntos com o goleiro Sandoval. Não tive oportunidade de fazer matéria com eles no Bau Velho, que começou em 1981 e prolongou-se até 2001 em A Critica. Tenho algumas fotos em que eles aparecem. Breve lançarei.

    24 de março de 2010 14:20 || Responder

  • Nicole Monteiro

    Estou bastante surpresa com a homenagem prestada ao meu querido avô. Quando entrei na internet hoje cedo, não esperava encontrar esse blog, nem tão pouco essa homenagem linda para o meu avô. Confesso que me emocionei bastante ao ler! Agradeço ao carinho que todos tem por ele!

    5 de maio de 2010 11:00 || Responder

  • yaoanna nogueira

    Gostaria de agradecer por esse post, o Sr Sandoval era meu avô materno do qual não tive muito contato devido minha mãe ser filha dele de um relacionamento extra-conjugal e por morarmos no rio de janeiro, foram poucas vezes que nos encontramos sendo a última em 95 quando minha mãe veio a falecer. Há pouco tempo minha avó materna perguntou se eu não poderia usar a internet pra saber notícias e graças a esse post poderemos rezar para ele descansar em paz. Obrigada mais uma vez.

    30 de janeiro de 2013 22:16 || Responder

  • Nicole Monteiro

    Baú velho, através do seu blog nossa familia descobriu que meu avô tinha mais uma filha fora do casamento, que por ventura não nos informou e gostariamos muito de entrar em contato com ela. O mesmo não poderá acontecer sem a sua ajuda, uma vez que não temos nenhum contato da Yaoanna. Através do email que digitamos ao redigir essa msg, será que poderia fazer a gentileza de entra em contato com ela? Gostariamos muito de conhece-la. Aguardo resposta através de: nicolemonteiro5@hotmail.com

    8 de abril de 2013 10:43 || Responder

Leave a comment

CALENDÁRIO

novembro 2025
S T Q Q S S D
« set    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

ARQUIVOS DO BAÚ