1 de julho de 2010

A primeira copa que ouvi

Copa do mundo 1938-225x300Freqüentava campos de futebol, nos campos do Parque ou do Luso, desde meus cinco anos de idade, levado pelo meu pai, um torcedor ranzinza da União Esportiva Portuguesa, cuja sede própria, na Avenida Joaquim Nabuco, foi vendida sem devida consulta aos sócios proprietários.

Em 1938, aos 12 anos de idade e já trabalhando no comércio, acompanhei pela primeira vez a disputa da Terceira Copa do Mundo, na França. Naquele tempo era difícil qualquer pessoa possuir um rádio em sua casa. Portátil nem se cogitava.

Quem quebrava o galho do torcedor era a firma Antonio M. Henrique, instalada na Rua Marechal Deodoro com fundos para a Avenida Eduardo Ribeiro.

Na hora do jogo, normalmente às 13 horas, a firma colocava uma boca de alto-falante nas imediações do Relógio Municipal. O comercio fechava na hora do jogo e a multidão e aglomerava na Eduardo Ribeiro. O problema é que só se escutava uma chiadeira tremenda. Ouvia-se com um pouquinho de nitidez, quando o locutor Gagliano Neto gritava gol. E era preciso indagar: de quem foi, de quem foi.

Na Avenida Eduardo Ribeiro esquina com a Henrique Martins, hoje Loja Marisa, existia o “Café Ponto Chic”. Lá, numa vitrine, o proprietário colocava uma foto do time do Brasil de relativo tamanho e o torcedor ficava bom tempo admirando a imagem dos craques brasileiros.

OS CONVOCADOS

O técnico da Seleção do Brasil era Ademar Pimenta que convocou estes jogadores:

  • Do Flamengo – O goleiro Walter, Domingos e Leônidas;
  • Do Fluminense – o goleiro Batatais, Machado, Romeu, Tim e Hercules;
  • Do Botafogo – Nariz, Zezé Procópio, Martin Silveira, Perácio e Patesko;
  • Do Corinthians – Jaú, Brandão e Lopes;
  • Do São Cristóvão – Afonsinho e Roberto;
  • Do América – Brito;
  • Do Palmeiras – Luizinho;
  • Da Portuguesa Santista – Argemiro;
  • Do Vasco da Gama – Niginho, que não chegou a jogar por ter vínculo com o Lazio, da Itália.

A disputa era no sistema mata-mata. Nas oitavas-de-finais teriam de jogar partidas eliminatórias. Terminando empatado, as seleções sairiam para prorrogação.

O Brasil estreou contra a Polônia e venceu por 6×5 (Leônidas 3, Peracio 2 e Romeu). O jogo seguinte contra a Tchecoslováquia, 1×1 (Leônidas). Na prorrogação novo empate. Nova partida foi disputada e o Brasil venceu por 2×1. (Leônidas e Roberto).

Brasil 1938
Seleção Brasileira de 1938. Em primeiro plano, tecnico Ademar Pimenta com o boné na mão seguido de Leonidas da Silva, artilheiro da Copa.

CONTRA A ITÁLIA

Este foi o jogo do sofrimento, pela semifinal. Brasil perde por 2×1 (Perácio). A Itália disputou o titulo contra Hungria e venceu por 4×2.

O PENAL DE DOMINGOS

A Revista “Seleção Brasileira”, de Antonio Carlos Napoleão e Roberto Assaf, registram o penal cometido por Domingos contra a Itália, assim:

Silvio Piola entre Machado e Domingos da Guia“No primeiro tempo o Brasil não jogou mal e o placar de 0x0. No segundo tempo e logo aos 10 minutos, Colassi , em jogada individual, fez o primeiro gol italiano. E veio o golpe fatal. Domingos, que vinha sofrendo provocações do atacante Piola desde o início da partida, perdeu a cabeça e cometeu um penal infantil. A jogada acontecia no meio-campo, quando Domingos deu um pontapé em Piola que caiu na área Pela infelicidade do zagueiro brasileiro, o árbitro suíço viu o lance e marcou pênalti. Meazza bateu e marcou o segundo gol. No final da partida Romeu ainda diminuiu, mas já era tarde”. Na foto ao lado, Silvio Piola entre Machado e Domingos da Guia.

Time base do Brasil: Walter, Domingos e Machado: Zezé Procópio, Martin Silveira e Afonsinho; Lopes (Roberto), Romeu, Leônidas, Peracio e Hércules

O Brasil disputou o terceiro lugar com a Suécia, vencendo por 4×2 (Leonidas 2, Peracio e Romeu).

Nessa Copa, o Brasil disputou cinco jogos, com 3 vitórias, um empate e uma derrota. Marcou 14 gols e sofreu 11. Leônidas da Silva foi o artilheiro, com 7 gols.

Tags:

Tagged under:
Author:

2 comments
  • francisco carlosbittencourt de araújo

    fico feliz que através dos documentos esportivos, as pessoas possam saber que aconteceu sobre á copa de 1938 realizada no país europeu,que era nada mais nada menos que era antiga gália que dominada pelos romanos,e que hoje nos conhemos á frança;no qual meus antepassados que originam do século IX depois de cristo, que eu descobrir ,através das pesquisas que eu fiz, principalmente por causa do nome bethancurth ,que a minha origem vem dos povos bárbaros gérmanicos,ou seja hoje, conhecemos por os atuais alemães,que originários dos povos alamanos que dá origem do nome país que conhecemos como alemanha,nos dias de hoje.

    3 de julho de 2010 22:50 || Responder

  • Rocky Marciano

    Fiquei emocionado em ler o excelente relato. Sempre tive curiosidade de saber como se acompanhava a Copa do Mundo em Manaus antes do advento da TV. Gostaria muito de ler relatos também sobre como se acompanhou as Copas de 50 (a do “Maracanazo”) e 58 (primeiro título) em Manaus: havia compactos dos jogos nos cinemas ? Ou foi apenas rádio ? Houve comemorações nas ruas pela conquista de 58 ?

    7 de julho de 2010 17:05 || Responder

Leave a comment

CALENDÁRIO

novembro 2025
S T Q Q S S D
« set    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

ARQUIVOS DO BAÚ