Um dos maiores ídolos do São Raimundo. Artilheiro em várias temporadas, foi campeão, criou raízes no bairro que emprestou o nome ao seu time, jogou na Seleção, tornou-se benemérito do clube e ainda hoje é lembrado como um autêntico sanraimundense, embora no final de carreira tenha passado por outras agremiações.
Nilo Pereira Maranhão (Santarém), nasceu a 8 de outubro de 1938, na cidade paraense de Santarém. Lá mesmo começou sua carreira de futebolista atuando pelo Estrela do Norte Futebol Clube, transferindo-se mais tarde para o São Francisco pelo qual foi campeão em 1956. Veio para Manaus trazido pelo seu tio, Álvaro Maranhão, ex-jogador de vários clubes locais e, na época, árbitro dos quadros da Federação.
Santarém inscreveu-se no São Raimundo E.C. juntamente com o meia armador Edson, considerado o melhor jogador de futebol daquele município, ainda no amadorismo, em 1957.
Edson ficou pouco tempo na Colina. Foi para Belém e lá brilhou defendendo as cores do Clube do Remo: Santarém foi ficando por aqui, ganhou cartaz pelos gols que marcava e pela dedicação ao clube, tornando-se ídolo da torcida em pouco tempo.
No início jogou ao lado de Zezé, Jaime Rebelo, Orlando Mineiro, Carlos Genésio, Zé do Banjo, Didi, Beleleu, Nozor, Mazinho e Cristóvão.
Filed under:São Raimundo || Tagged under: Santarém, São Raimundo
Author: Carlos Zamith
2 comments
Eu e o ex-narrador esportivo e aposentado da Sefaz, Ary Neto, estamos desejando infindáveis alegrias e muita saúde ao respeitado Tanque da Colina, Nilo Pereira Maranhão (Santarém). Infelizmente este meu conterrâneo não me deu a alegria de ter jogado no meu querido Fast!
9 de outubro de 2010 19:51 ||
conheço essa peça rara, meu vizinho!
19 de junho de 2012 08:39 ||