Carlos Zamith foi um grande jornalista esportivo e apaixonado pelo futebol amazonense: aos nove anos, ele assistiu ao seu primeiro jogo em um estádio e, a partir daí, começou a guardar a escalação dos jogos, os times, tudo em relação ao futebol. Ele começou sua carreira nas rádios de Manaus, até que um dia chegou ao jornal A Crítica e lá começou a escrever uma coluna chamada Baú Velho.
A coluna começou na metade dos anos 80 e terminou no começo dos anos 90. Todos os dias, Carlos Zamith via as notícias que saíam sobre o futebol amazonense, recortava e colava em suas pastas, formando assim um grande acervo histórico sobre o futebol. Em 1998, foi lançada a primeira edição do livro Baú Velho, que conta toda a história do futebol amazonense. Foram usados todos os recortes de jornal na montagem do livro.
O livro retrata a história das decisões, dos jogadores, de quando o futebol amazonense deixou de ser amador para ser profissional e muitos outros fatos importantes. Em 2008, para acompanhar a modernização, foi criado o site do Báu Velho, em que continuou sendo tratado sobre o futebol, mas que também conta com um pouco da história da cidade de Manaus e do que vem acontecendo no seu cotidiano, acontecimentos e mudanças.
Carlos Zamith veio a falecer em 2013, mas graças ao Baú Velho, não deixou que a história do futebol amazonense sumisse. O site continua sendo atualizado agora por seu filho, Carlyle Zamith de Oliveira, que deu continuidade à obra de seu pai. Quem se interessou pela história e quer saber mais sobre o futebol amazonense e sobre o Baú Velho pode acompanhar no site: https://bauvelho.com.br
Filed under:Eu sou o Baú Velho || Tagged under: Carlos Zamith, petcom.bau velho, tiago calado
Author: Carlyle Zamith