1 de fevereiro de 2014

Morreu Zé Maria, eterno goleiro do Nacional

Era veterano quando começou a mostrar boas qualidades para a posição de goleiro, cujo local onde pisa é difícil crescer a grama. Veio para Manaus por indicação do ex-governador Gilberto Mestrinho, que fora goleiro do juvenil do Rio Negro na década de 1940 e que na época exercia o mandato de deputado Federal pelo Território de Roraima. Em Manaus colocou no peito duas faixas de campeão e por aqui ficou. Nunca se queixou da vida, mas sabia que perdeu tempo jogando e trabalhando sem conseguir armar seu pé de meia.

José Maria do Couto nasceu na capital do Pará, em 28 de agosto de 1929 e lá só participava de peladas em times do subúrbio. Estava servindo ao Exército Brasileiro, como soldado, no 26º BC, quando foi transferido para Roraima, lotado no 1º Batalhão de Fronteira. E foi aí que começou a gostar do futebol. Começou no segundo time do Amazônia Esporte Clube, a quarta força do futebol de Roraima e logo chegou ao time principal.

Quando deu baixa do Exército, ficar por lá jogando futebol em troca de um emprego. Foi campeão em 1952 pelo Rio Branco e em 1953, pelo Roraima. A Seleção do então Território fez uma excursão vitoriosa a Paramaribo ganhando um Torneio. Em seu time, vários jogadores de Manaus, como Caveira, Dog, Mão de Remo, Bonates, Morcego e Aderaldo.

Zé Maria participou, além do Roraima, como titular São Paulo e Flamengo, do qual foi fundador, quando surgiu a oportunidade para jogar em Manaus no ano de 1961. O objetivo era o de vestir a camisa do Rio Negro que estava de volta ao futebol após 14 anos de inatividade, mas faltou ambiente no time barriga-preta:

“O professor Gilberto Mestrinho era deputado Federal por Roraima e me acenou para jogar pelo Nacional e vim correndo”. O titular era Tongato. Fiz minha estréia, com 32 anos de idade, logo num Rio-Nal, dia 2 de setembro de 1962, no Parque. Vencemos por 1×0, gol de Pepeta. O nosso técnico era Walter Félix de Souza, o Té. Ele gostou do meu desempenho e segurei a posição, no time titular, mas nesse ano o campeão foi o Rio Negro”.

Em 1963, Zé Maria teve atuações alternadas com Vasconcelos e foi campeão pelo Nacional, dentre outros, com Boanerges, Jonas, Sula, Basilio, Vanderlann, Fredoca, Sabá Burro Preto, Dermilson, Pepeta, Ribas. Lacinha, Vivaldo, Aderbal, Português e Caíca.

No ano seguinte o primeiro campeonato profissional e novamente campeão da cidade, ainda sob o comando de Té. O São Raimundo conquistou o primeiro turno e o Nacional, o segundo. A decisão foi em melhor de quatro contra o São Raimundo. No primeiro jogo, 1×1, no segundo, Nacional, 3×2 e no terceiro, novo empate de 1×1. Nacional campeão.

Zé Maria fez seu último jogo pelo Nacional, no meio do segundo turno do campeonato de 1964, contra o São Raimundo, 2×2. Daí em diante entregou o posto a Vasconcelos que jogou até o fim do campeonato. Recebeu a faixa de 1º campeão profissional, com quase todos os companheiros do título anterior.

Depois de seu compromisso em Manaus, Zé Maria voltou a Roraima para jogar durante mais sete anos no Baré e, em 1972, com 43 anos decidiu parar, transferindo sua residência para Manaus.

Zé Maria, eterno goleiro do Nacional, faleceu ontem, 31 de janeiro de 2014, aos 85 anos de idade. É pai de Paulo Henrique Costa do Couto (prof. Paulo Gravata) e Gilmar Couto, apresentador do Programa UFAM Esportes, da TV UFAM.

Filed under:Astros do futebol || Tagged under:
Author:

5 comments
  • Jose maria do couto junior

    Obrigado pela justa homenagem ao meu falecido pai.

    1 de fevereiro de 2014 17:54 || Responder

  • PAULO HENRIQUE COSTA DO COUTO

    Olá Amigos e Amigas do BAÚ VELHO!
    LUTO, meu Pai José Maria do Couto de 85 anos, foi para o encontro de Deus. Um grande e forte abraço. Prof. Paulo Gravata.

    2 de fevereiro de 2014 19:45 || Responder

  • Um dos melhores goleiros que eu ja vi jogar, tive o prazer de jogar ao lado dele no Baré Esporte Clube de Boa Vista Roraima

    22 de julho de 2015 12:58 || Responder

  • Carlos Santos

    Bom Tarde Carlyle Zamith tudo bem? Gostei desse post.
    Por que fala sobre o futebol de Roraima. Gostaria de saber é possível identificar mais ex-jogadores do futebol de Roraima das décadas de 1940 a 1960 para conseguir mais informações? Esses títulos que o Zé Maria foi campeão em Roraima era equivalente ao campeonato territorial/estadual? Futebol de Roraima é o estado que temos menos informações. Gostaria de saber os campeões do Território Federal do Rio Branco/Roraima (equivalente ao estadual) de 1940 a 1959. Parabéns pelo blog é muito bom. Obrigado

    22 de julho de 2015 14:46 || Responder

    1. Carlyle Zamith
      Carlyle Zamith

      Lamento, mas o nosso conhecimento é sobre o futebol do Amazonas.

      31 de julho de 2015 18:39 || Responder

Leave a comment

CALENDÁRIO

dezembro 2025
S T Q Q S S D
« set    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

ARQUIVOS DO BAÚ