2 de agosto de 2015

AMÉRICA completa hoje 76 anos

O América-AM está inativo desde 2011, quando fechou as portas após o término do Campeonato Amazonense daquela temporada. Porém, apesar do desligamento, não tem como esquecer a história do clube, que faz hoje 76 anos de fundação. Em homenagem ao seu aniversário, o Baú Velho faz uma breve história no tempo.

O América Futebol Clube foi fundado em 2 de agosto de 1939, na Praça Dom Pedro II, onde hoje está erguido o edifício do INSS, antigo IAPETEC. Alí, um grupo de jovens moradores das redondezas, participava de peladas diárias a partir das 17 horas. Aos domingos, o dia todo e ficavam furiosos quando algum Circo, desses que freqüentemente vinham a Manaus, estendia suas lonas no local. Era sinal de que a bate-bola ia parar por algum tempo.

Mas o América tomou raízes profundas quando foi transferido para o porão da residência dos irmãos Artur e Amadeu Teixeira, num antigo prédio assobradado na esquina das Ruas Instalação com a Saldanha Marinho, em uma loja de eletro.

Dentre os fundadores, além dos Teixeira, estavam os irmãos Ilmar e Wilson (Laurça) Oliveira, Leontino Isidório, Antônio Barros Frota, Taiguara Rebelo, Sebastião Freitas, José Augusto Rodrigues e Itukaty. No mesmo local eles também faziam reuniões para jogos de tênis de Mesa.

Os primeiros passos no futebol, depois das peladas, o América deu efetivamente no Colégio Dom Bosco, inicialmente nos jogos do Oratório Festivo e depois no Campeonato da Liga Auxilium.

IRMÃOS TEIXEIRA

É mais do que justo destacar a dedicação dos irmãos Artur e Amadeu Teixeira em prol do AMÉRICA FUTEBOL CLUBE. Amadeu nasceu em 30 de junho de 1926, amazonense famoso por ter sido o treinador que mais tempo ficou à frente de um time no mundo.

Vencendo os mais difíceis obstáculos, os dois sempre carregaram o time às costas, enfrentando a todos com altivez. Os títulos conquistados dentro do esporte tinham o comando de Artur, mas ele teve de deixar a luta antes do tempo. Adoeceu do Mal de Parkinson e passou mais de uma década sem ao menos ir aos estádios ajudar seu irmão Amadeu.

Ambos jogaram “peladas”, no vasto terreno onde hoje existe o edifício do INSS ou no campinho do Colégio D. Bosco. Artur Teixeira formou-se em Direito e exercia atividades no Tribunal de Justiça. Morreu numa quinta-feira, dia 12 de setembro de 1996. Amadeu Teixeira ficou sozinho, comandando o América por 53 anos (de 1955 à 2008), tornando-se uma figura lendária tanto no futebol quanto fora dele.

O América conquistou seis títulos, quatro no regime amador e dois no profissional. De 1951 a 1954, na fase áurea de sua participação sob o comando do antigo ídolo do Rio Negro, Cláudio Coelho.

No profissionalismo, campeão em 1994 e repetido alguns anos depois, em 2009, sob o comando de Amadeu Teixeira.

Filed under:América || Tagged under:
Author:

Leave a comment

CALENDÁRIO

janeiro 2026
S T Q Q S S D
« set    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

ARQUIVOS DO BAÚ