A rua 24 de Maio é uma importante via da cidade de Manaus, que vai desde a avenida Epaminondas, na região do Colégio Militar, até a avenida Joaquim Nabuco, com seus 827 metros de extensão, em ligação de Manaus com os bairros da Zona Sul.
Os primeiros escravos negros chegaram ao Amazonas durante o período de governo do Marquês de Pombal (1750 a 1777) quando 12.587 africanos foram colocados à venda em Belém pela Companhia Geral do Comércio do Grão Pará e Maranhão. Moradores do rio Negro, certamente portugueses e com algum poder aquisitivo, compraram vários exemplares dessa “novidade” e os trouxeram para o Amazonas.
No dia 24 de maio de 1884, o Presidente da província do Amazonas, Dr. Theodureto Carlos de Farias Souto, tomou a decisão histórica de proclamar a liberdade do negro na capital do Amazonas, portanto, quatro anos antes da Lei Áurea ser sancionada pela Princesa Isabel, ocorrida somente em 1888. A comemoração foi realizada na Praça de Dom Pedro II, em frente ao então palácio do governador (depois sede da Prefeitura Municipal), diante de um público vibrante, sendo entregue na ocasião 186 cartas de liberdade.
Filed under:Quem Foi Sua Rua? || Tagged under: abolição da escravatura na amazônia, Amazonas, escravidão na Amazônia, escravo, escravos, indígenas, manaus, negros, rua 24 de maio
Author: Admin