Com discursos emocionados, aplausos e a canção ‘Despedida‘, do cantor Roberto Carlos, assim foi o enterro do jornalista Carlos Zamith, na manhã deste domingo (28), no cemitério São João Batista, Zona Centro Sul de Manaus.
O sepultamento do ícone do jornalismo esportivo no Amazonas foi acompanhado por jornalistas, ex-colegas de profissão e torcedores dos clubes do Estado, todos enaltecendo a importância e o legado deixado pelo ‘Baú Velho’, que marcou história pela luta em prol do futebol amazonense.
”O esporte amazonense perdeu uma das pessoas mais importantes da história”. Com essa frase, o radialista Arnaldo Santos , um dos presentes no sepultamento, definiu Zamith, que trabalhou no Jornal do Commercio e na A Crítica.
– Eu tenho um exemplo na minha própria formação e digo com certa emoção que o esporte amazonense perdeu uma das pessoas mais importantes, que se preocupava com passado. Escreveu a história e foi um conselheiro de todas as horas. Através dos ensinamentos dele, com Flaviano Limongi, eu consegui manter minha carreira de cronista esportivo durante todos esses anos. Os livros dele são testemunhos daquilo que serve como uma relíquia. Perdemos um grande jornalista esportivo e hoje eu particularmente me sinto órfão porque perdi um grande amigo.
O juiz Luís Claúdio Chaves, torcedor do Nacional-AM, relembrou a ‘caminhada’ de Zamith para contribuir com o futebol ‘baré’. Chaves enfatizou que o jornalista ”faz parte da história local”, e espera que todo o legado do amigo não caia no esquecimento dos aficionados pelo futebol do Amazonas.
– Eu acho que ele deu contribuição inegável e inúmera para o futebol amazonense. Foi o primeiro a analisar, pesquisar e sistematizar desde o início o futebol no Amazonas, num país que tem memória curta. Hoje, qualquer pessoa em Manaus que consultar os livros de Zamith terá acesso à história. Ele foi um grande homem e merece o respeito de atletas e jornalistas por fortalecer através do seu trabalho o futebol aqui – declarou
Filed under:Eu sou o Baú Velho || Tagged under: amazonense, baú velho, Carlos Zamith, espeorte, futebol, manaus, morre
Author: Carlyle Zamith